top of page

Perguntas Frequentes 

  • O que é café especial?
    O termo “cafés especiais” ou “gourmets” referem-se a grãos de café da mais alta qualidade torrados de tal forma a expressar seu elevado potencial de qualidade sensorial (flavor) diante de profissionais treinados e então moídos adequadamente de acordo com padrões bem estabelecidos. Além destas características os cafés especiais incluem cafés certificados como “conscientes” dentre eles o café orgânico, o fair trade, os descafeinados que, além dos atributos físicos, como aroma e sabor, também incorporam preocupações de ordem ambiental e social. Também “cafés especiais” ou “cafés gourmet” são produtos finíssimos, de qualidade muito acima da média, valorizado de acordo com a sua escassez, qualidade e marketing. É um produto diferenciado, quase livre de defeitos.
  • O que da sabor ao café?
    Estudiosos levaram em conta aromas e sabores de plantas e bebidas prontas de diversas procedências ao redor do mundo. Com isso, chegou-se a uma primeira divisão fundamental de aromas, apontando três categorias, quais sejam: os aromas que têm natureza enzimática, os de caramelização de açúcares e, finalmente, aqueles que têm destilação seca. Esses conjuntos sofrem novas subdivisões, chegando, na sua disposição mais expandida, a 36 aromas diversos no total. Isso é assim porque, além das fragrâncias originais das plantas, que já exibem grande abundância de possibilidades, o mecanismo de formação dos aromas tem uma complexidade que envolve interações entre substâncias diversas e rotas químicas que ocorrem ao longo do processo de torrefação. Considera-se que a fragrância é verificável no pó de café seco, antes do processo de feitura da bebida. Nessa situação, já é possível identificar alguns componentes. Mas o aroma definitivo, bem como o sabor mais determinante que o café oferece, deve ser experimentado na prova de xícara, ou melhor, a partir da bebida pronta
  • TEM ALGUM PROBLEMA EM ADOÇAR A ÁGUA PARA PREPARAR O CAFÉ?
    Sim! Ao colocar açúcar junto com a água para preparar o cafezinho de cada dia, você acaba alterando o ponto da ebulição, a textura da bebida e o sabor do café. Ele pode virar um verdadeiro xarope. Se você não quer que isso aconteça, adoce o café depois de pronto ou aprenda a apreciar a bebida pura.
  • QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A TORRA CLARA E A TORRA ESCURA DO CAFÉ?
    A torra clara deixa as propriedades e características (aroma, sabor, corpo) do café mais evidentes. Além disso, o paladar dessa torra é mais doce, floral e suave. A torra escura, por sua vez, apresenta mais amargor no sabor, mas não significa que ela proporciona uma bebida mais forte. Vale destacar que a cor da torra é definida pela temperatura e tempo de torra.
  • O COADOR DE TECIDO É MELHOR DO QUE O FILTRO DE PAPEL?
    Novamente é uma questão de gosto, pois não há alterações significativas no sabor da bebida. O que ocorre é que o preparo tradicional com coador de pano deixa o café um pouco mais encorpado. Por outro lado, ele é menos prático, demanda mais tempo para a higienização e deve ser trocado com frequência.
  • O CAFÉ É MUITO CALÓRICO?
    As calorias do café são mínimas. Só para se ter ideia, uma xícara de café amargo contém em média 2 kcal. O problema para a dieta são os acompanhamentos do café. Ele se torna mais calórico quando acompanhado de leite, açúcar, creme, chantilly, chocolate, etc.
bottom of page